quinta-feira, 3 de julho de 2008

J-Rock

O QUE É VISUAL KEI ?


É de conhecimento geral que o Japão sempre foi muito conservador. Após a Segunda Guerra, o país adotou uma espécie de "sistema social" que consistia no sacrifício do indivíduo em benefício do coletivo, ou seja, a pessoa deveria fazer de tudo para o progresso da sociedade, o que inclui desistir de seus sonhos ou objetivos pessoais, caso fosse necessário.
O mito dos japoneses serem "todos iguais" vem daí. A rotina, os uniformes, as tradições e regras rígidas, tudo estava sufocando demais as pessoas, tornando-as realmente muito parecidas.
O movimento musical Visual Kei, também conhecido como "Visual Rock", veio para combater tudo isso. O estilo consiste em ter um cuidado especial com o visual, usando maquiagem, roupas incomuns e cabelos exóticos. No entanto, o cuidado com o visual não é mais importante do que o cuidado com o som.

A data de criação do VK é desconhecida, assim como seus criadores. O movimento foi amplamente divulgado durante os anos 80 por bandas como BUCK-TICK, com influências góticas, e X JAPAN que possuía grandes influências do Glam Rock, as bandas americanas de Hard Rock, e do Heavy Metal da década de 1980. Logo o movimento se espalhou e se diversificou, bandas como LUNA SEA e Kuroyume misturaram várias sonoridades (tais como gótico e/ou metal) e influenciaram diversas bandas dos anos 90. Surgiam bandas mais melódicas como BAISER e MALICE MIZER, servindo de grande referência para todo um segmento de Visual Kei, bem como uma leva de bandas mais Pop-Rock como L'Arc~en~Ciel. Sem contar bandas altamente alternativas e "anti-mídia" como Guruguru Eigakan. Assim, o VK ganhou inúmeras sonoridades diferentes.
Visual Kei não é o nome de um estilo musical em si, mas sim de um movimento musical que engloba vários estilos sonoros. Faz parte do movimento a banda que se expressar visualmente mais do que as bandas "comuns". A variedade musical é muito ampla.
As performances também se desenvolveram muito, podendo ir desde um simples show de rock como se costuma ver até um espetáculo com encenações teatrais e elementos simbólicos.
Importante ressaltar que NEM TODAS AS BANDAS JAPONESAS DE ROCK SÃO BANDAS VISUAIS. Ou seja, J-Rock não é igual a Visual Kei. O Visual Kei é apenas um pequeno segmento do rock japonês.
Existem duas teorias sobre a origem do termo "Visual Kei": a primeira é que HIDE, guitarrista do X JAPAN, usou esse termo pela primeira vez, para designar bandas visuais; a segunda é que um editor da famosa revista SHOXX o inventou. A verdade, não se sabe ao certo.


Visual Kei nos dias de hoje

O Visual Kei é um estilo predominantemente underground, apesar de algumas bandas ocuparem o status de mainstream.
A década de 1990 foi o grande "boom" do VK. Bandas pipocavam a toda hora e inundavam a mídia, nem sempre apresentando boa qualidade musical, ao tempo que surgiram cada vez mais bandas alternativas e menos comerciais. Esses são provavelmente os principais fatores que colaboraram para a que popularidade do VK diminuísse no Japão. No entanto, o Visual Kei já conquistou e continua a conquistar diversos fãs no Ocidente.
Nos últimos anos, o movimento se desenvolveu e tornou-se mais amplo, gerando sub-divisões, tais como Kotekote Kei, Elegant Gothic Lolita / Aristocrat, White Kei, Angura Kei, Eroguro Kei e Oshare Kei, cada uma com suas particularidades

Sub-divisões do Visual Kei

Abaixo estão relacionados termos que definem algumas sub-divisões do Visual Kei e estilos descendentes/semelhantes. Esses rótulos podem gerar polêmica com relação à sua exata definição.

Angura Kei
O termo vem de "underground kei". São bandas com alta influência da própria cultura japonesa, principalmente tradicional, e que costumam adotar visuais mais simples, geralmente com uma roupa típica japonesa, seja um quimono ou um uniforme escolar, e uma maquiagem preta e branca. O objetivo das bandas Angura Kei é criar algo o mais japonês possível, com o mínimo de influência estrangeira. Tem sua origem no movimento cultural dos anos 60, o "Angura".
Exemplos: Inugami Circus Dan, Guruguru Eikagan

Eroguro Kei
A palavra "eroguro" é a contração adaptada para o japonês do inglês "erotic and grotesque" (erótico e grotesco). O estilo é originado do movimento cultural "Eroguro Nonsense", surgido no Japão no início do século XX. Sua principal característica são letras de conteúdo relacionado com esse movimento. Não existe um padrão visual para o Eroguro Kei.
Exemplo:
caligari, Merry

Kotekote Kei
O estilo mais tradicional do Visual Kei. Bem andrógino, obscuro e, geralmente, com um som bem peculiar.
Exemplos: LUNA SEA, Due'le quartz

Oshare Kei
Estilo de bandas com visual mais colorido, de aspecto infantil. O som também pode ser mais leve e "feliz", mas não necessariamente, pois algumas bandas do estilo também criam músicas mais pesadas.
Exemplos: Charlotte, Vinett


White Kei
Bandas de visual e som mais leves.
Exemplos: Shelly Trip Realize, baroque


Importante ressaltar que uma banda não necessariamente se encaixa em apenas um dos estilos citados acima e que eles não são os únicos estilos do Visual Kei.

ATENÇÃO: "Elegant Gothic Lolita" e "Elegant Gothic Aristocrat" não são estilos de Visual Kei. São estilos de moda nos quais algumas bandas visuais buscam inspiração.


=D


beijão pro meu mozão

Um comentário:

Pericolo disse...

Ok... Se vc diz...
ahuahauaha
BEIJOOOOS!